quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Juntando os cacos


Os militantes do PT, ao que parece, não estão muito à vontade com as articulações dos partidos oposicionistas. E, não mandaram dizer, mas já estão se "incluindo fora" das reuniões entre os presidentes de partidos, os chamados "iluminados". E que a participação do Juca em algumas reuniões, nunca teve o aval dos líderes petistas, bem como suas intervenções. Ocorre que, para o PT, a prioridade é eleger bancada. E bem sabem que sem um candidato a majoritária, essa missão se torna mais difícil. Assim, o PT pretende ter o seu candidato próprio à Prefeitura.

Reedição- Alguns petistas querem reeditar o nome de Neomir Alcântara para puxar o 13. Há os que defendem uma chapa pura, há os que aceitaria compor com a oposição, negociando a vice e há também quem queira pedir arrego com o PP, argumentando que o partido faz parte da base aliada do presidente Lula. O certo é que entre elos e correntes, o PT santiaguense segue rachado. Sob a presidência do Luiz Rodrigues, o partido corre com a missão de reunir antigas forças e se renovar, na medida do possível (trocando em miúdos, o negócio é juntar os cacos...). Que o PT tem votos em Santiago, ninguém pode negar. Basta ver a grande votação alcançada pelo presidente Lula e por Olívio Dutra na última eleição. No entanto, ocorre que não existe uma unidade no partido, que se divide em diversos nichos. Há o grupo do Júlio Garcia, o grupo do Bueno e o do Finamor, cada qual, defendendo ou a composição com a oposição ou a candidatura própria. E há o grupo do Girelli, que defende a aproximação com o PP.

Profecia- Após a derrota da oposição no pleito de 2000, foi Neomir Alcântara que profetizou o seguinte: "Daqui há quatro anos a oposição vai se juntar toda e todos vão perder. De novo". Será que ele ainda mantém o mesmo raciocìnio ou acredita que o negócio é "um por si e Deus por todos".

Nenhum comentário: