terça-feira, 27 de novembro de 2007

Meus compromissos

E vamos iniciar a semana. Como tenho me dedicado principalmente a escrever sobre a política, estou fazendo meio como os políticos: começo a trabalhar na terça e paro na quinta. Se bem que os nossos políticos locais, especialmente aqueles lá do Poder Legislativo, só trabalham na segunda. Ou, pelo menos, é esse o compromisso que eles têm, senão, não recebem. Mas me parece que é nesta semana que o presidente Diniz vai inaugurar o outro prédio. Quer separar de vez os Poderes Legislativo e Executivo, para que os vereadores "não fiquem a reboque da prefeitura", como disse numa entrevista.

Adeus, reboque
E para que eles não fiquem a reboque, o Diniz quer mesmo é comprar um carro para os vereadores. Soube que o plenário aprovou a compra de um carro, proposta pelo presidente e que ele teve em contrário os votos do seu companheiro de PMDB, (ou não-companheiro), Accácio Oliveira e também do Neco Abreu.

Vizinhança
Estranhos os elogios que o PP tem feito abertamente ao trabalho do presidente Cogo. Antes, Bianchini era um dos que mais pauleava, hoje, faz elogios. Seria alguma diretriz do novo presidente do partido, Ademar Canterle, de se estabelecer uma política de boa vizinhança com um possível pré-candidato a prefeito do PMDB?

A que ponto descemos
O ex-prefeito, ex-candidato a deputado estadual, ex-secretário de Estado, ex-presidente da Emater, Vulmar Leite vai provar o seu amor pelo PSDB. Há poucos dias, muito cortejado para ser o candidato das oposições, já pensa em concorrer a vereador. É o que dizem por aí. Batista e Leane não estariam interessados em disputar uma vaga no Legislativo e Eudócio Pozzo estaria fora do partido. Só aí, seriam mais de 1.500 votos que o partido perderia. Assim, a idéia de Leite seria trazer votos para a sua legenda.

A maldição
Soube que há vereadores que se indagam: Nelson Abreu assumirá ou não a cadeira de presidente? Em caso afirmativo, acreditam que ou ele abre as pernas para o PP ou renuncia em pouco tempo, passando a bola para o vice. Motivo: dizem que Nequinho não sabe assimilar críticas. Outra, que 2008 é um ano político e, ou ele se dedica a presidência da Câmara, ou faz campanha. E nos últimos anos existe a tal "maldição dos ex-presidentes". Na legislatura anterior, nenhum se reelegeu.
Falando nisso, será que Sandro Palma, Kinho e Diniz já buscaram algum tipo de "apoio espiritual" contra a tal maldição?

Churra I
E o PDT parece que fará uma grande churrascada no Clube Sete para anunciar alguns pré-candidatos a vereador. Vinte e sete quilos de carne dá e sobra, dizem as más línguas. O ex-presidente parece que vai levar cinco.

O pecado da carne
Parece que a cotação de Vulmar entre os partidos de oposição teria caído por ele ter cometido o pecado da carne, um churrasco grátis na casa de Sandro Palma, candidato anunciado pelo PTB à prefeitura e por ter se aliado com o ex-presidente do PDT, que andava querendo escantear o PMDB das negociações. Uma boca livre às vezes pode sair caro...

Churra II
Bianchini foi duro em sua crítica na tribuna. Disse que já tem político promovendo festas e dando churrascos, com intenções eleitoreiras. "Coisa de gente sem-vergonha", diz ele. Tá certo o Bianchini em fazer essa crítica. O seu partido, o PP, nunca foi de fazer churrascos, distribuir ranchos, essas coisas todas. E, certamente, ele vai denunciar se algum dos seus companheiros vier a fazer...

Marca na paleta
Ou ele estaria bravo porque essa prática era uma espécie de marca registrada na paleta do PP? Pelo menos na última campanha, dar bóia era o que mais faziam. Tinha bóia para os eleitores do Guerra, da Nara, do Kinho, do Canterle. Isso sem contar a comilança promovida pelos candidatos. Dizem que, em tempos de política, há gente do partido que dá um boi para não entrar e uma tropa para não sair. O Palma, por exemplo, já me falou que tem umas quarenta vacas para a campanha...(faltam só os votos).

Nenhum comentário: